segunda-feira, 30 de maio de 2011

Pudim de Limão Siciliano



  O limão siciliano é originário da Índia ou da Malásia, aqui no Brasil a produção é pequena. Boa parte do que se encontra no mercado vem de fora.Para essa receita você irá precisar de apenas 2 limões.Eu comprei  num grande super mercado aqui em São Paulo, o preço não foi dos menores, mas valeu muito a pena. ficou uma delícia!




 Para essa delícia você vai precisar de [...]



75 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente ( 5 colheres de sopa )
150 g de açúcar
3 ovos ( gemas e claras separadas)
50 g de farinha de trigo
300 ml de leite
Raspas de 2 limões
Suco de 1 limão
1 colher de sopa(rasa) fermento em pó

Primeiro bata na batedeira as claras em neve até formar picos suaves e reserve. Novamente na batedeira , bata a manteiga(deixe uma colher de sobremesa para untar o refratário) , a farinha e as raspas do limão, até virar uma mistura leve e fofa, acrescente a farinha e as gemas e bata mais um pouco. A receita pede que adicione bem devagar sem o auxílio da  batedeira, o leite e o suco dos limões, mas eu fiz tudo nela, só diminui a velocidade e bati apenas 30 segundos. Após esse processo, incorpore as claras, mexendo levemente. Despeje devagar essa mistura num refratário untado com manteiga. Leve ao forno em banho maria com água quente até a metade do refratário  e forno preaquecido a 190graus de 25 a 30 minutos,  até crescer um pouco, dourar e começar a rachar. Polvilhe açúcar de confeiteiro se quiser.Sirva ainda quente! A calda é invertida e quando fria a parte de cima absorve a de baixo.

Dicas importantes
  1. Separe todos os ingredientes antes de começar a receita, assim você não esquece nenhum ingrediente.
  2.  Coloque o refratário ainda vazio dentro da forma de alumínio que você irá utilizar no banho maria para medir a quantidade de água quente que deve ser até a metade do refratário e de preferência a forma tem que ser duas vezes maior que ele.Assim fica mais fácil e evita queimaduras na hora de servir.




Nenhum comentário:

Postar um comentário