terça-feira, 15 de maio de 2012

Bolo de Cenoura com Cobertura Ganache








Para um dia frio como está aqui em São Paulo nada melhor que um bolo bem quentinho com uma calda bem cremosa . É uma receita bem conhecida mas algumas pessoas não conseguem deixa-lo fofinho, algumas vezes pode acontecer de ficar " batumado". Mas seguindo todas as etapas direitinho não tem como dar errado.

Primeiro deixe aquecendo o seu  forno a 180° pelo menos 20 minutos antes de colocar o bolo.

Agora vamos a receita. 


3 cenouras grandes descascadas e cortadas em rodelas ou 400gr
1 xícara de óleo
3 ovos
2 xícara de açúcar
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
raspas de 1 limão ou de 1 Laranja

Bata bem no liquidificador o óleo, a cenoura e os ovos. Em seguida em outro recipiente acrescente essa mistura aos outros ingredientes, a farinha o fermento, o açúcar e as raspas da fruta até ficar homogêneo.
Leve ao forno já aquecido numa forma com furo no meio ou numa assadeira 20x30 por aproximadamente 30 a 40 minutos. Faça o teste do palito para ver se a massa já está bem assada.

Quando o bolo estiver pronto faça a cobertura. Para isso você vai precisar de:

200 gr de Chocolate meio amargo
1 cx de creme de leite 

Aqueça o chocolate picado com o creme de leite, em potência máxima, por 1 minuto no microondas. Retire e misture até o chocolate derreter e ficar morno.
Quando estiver morno, quase frio, está no ponto de espalhar. Se endurecer demais é só colocar mais um pouco de creme de leite e aquecer, quinze segundos por vez.


6 comentários:

  1. sumida, senti falta de suas receitas. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, fico muito feliz de ter pessoas queridas como você aqui no meu blog. Realmente estive ausente, mas foi por uma boa causa! Espero sempre que possível agradar as minhas leitoras "amigas virtuais" com a minhas receitas. Todas são testadas pela família e vizinhos, pode fazer que assino em baixo...rsrs

      Bjs

      Excluir
  2. Que absurdo.... ainda não tiraram sua foto daquele outro site.... processa eles amiga, seu blog é lindo e honesto e vc sim merece o credito da receita desse bolo maraaa... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta você é muito gentil , obrigada pela força. Bjs

      Excluir
  3. Essa caixinha de creme de leite nao dá pra cobrir todo esse bolo da foto. Melhor usar uma lata. Digo se aquecer demais. Eu quase fervo o creme d eleite quando faço ganache.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa cobertura foi feita conforme está na receita , mas nada impede de você usar o creme de leite da lata,nesse caso nem precisa tirar o soro mas você corre o risco de deixar a sua cobertura mais líquida te aconselho deixar descansar um pouco na geladeira para dar mais consistência . O importante mesmo é ficar gostoso como ficou essa que eu fiz. Bjs

      Excluir