segunda-feira, 30 de julho de 2012

Polenta Mole com mini almôndegas


Essa receita lembra infância perfeita. lembro dos dias em  que passei ao lado da minha bisavó Maria. linda , cheirosa ,amorosa e uma ótima cozinheira que  fazia uma polenta mole deliciosa. Como eu era muito nova, não tive a oportunidade de cozinhar ao seu lado mas pude saborear muitas receitas feita por ela. Imigrante portuguesa, minha Maria era uma cozinheira de mão cheia, criou 11 filhos e 3 netos, além das visitas constantes dos bisnetos, a casa vivia cheia, e ela como sempre é quem cozinhava. Após a sua morte  a minha família nunca mais foi a mesma. Cada tio e tia seguiram suas próprias vidas e aquelas reuniões de família cada vez ficaram  mais raras. O que ficou foi a saudade e as lembranças boas desses dias  com a  minha  Bisa Maria.

Essa receita é bem simples, você vai precisar de 1.5 litro de água, 2 xícaras de fubá, 1 colher de sopa manteiga, 1 dente de alho ,1/2 xícara com parmesão ralado (opcional), 1 caldo de legumes e sal se necessário .

Numa panela refogue o dente de alho na manteiga e acrescente metade da água, a outra metade dissolva o fubá e o caldo de legumes.Quando começar a ferver, acrescente a outra parte da água com o fubá e o caldo. Deixe cozinhar por no mínimo 20 minutos em fogo baixo e com a panela tampada, mexa de vez em quando para não deixar queimar no fundo da panela. Quase no final do tempo do cozimento acrescente a xícara de parmesão . Sirva assim que estiver cozida com o molho da sua preferência.

O molho optei em fazer com mini almôndegas. Para elas temperei 500 grs de carme moída com:
1 xícara de cheiro verde, 1 cebola pequena ralada, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de Shoyo, 1 colher de sopa molho inglês, 1 pão amolecido na água e espremido, 2 gemas . Misture tudo e faça pequenas bolinhas e leve para fritar .Após fritar todas a bolinhas acrescente em 5oo ml de molho ao sugo.

Pronto, agora é só saborear bem quentinha.







Nenhum comentário:

Postar um comentário