sábado, 25 de maio de 2013

Nhoque da sorte.



 Você sabe como surgiu a lenda do Nhoque da sorte?

Conta a lenda que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

Para a receita  do nhoque você precisa usar uma batata de qualidade tipo a axterix, óbvio que você pode usar outras qualidades, mas a quantidade de farinha será bem maior . Para não dar errado faça o teste do cozimento, coloque um pequena porção da massa na água fervente, deixe subir e veja como ficou. Se despedaçou acrescente mais farinha e refaça o teste até conseguir o ponto ideal.

Receita

1 kg de batata cozida e espremida ( asterix)
1 xícara de farinha ( aproximadamente)
1 gema
1 colher ( de sopa)  de manteiga ou margarina
2 colheres ( de sopa) de parmesão ralado.
Sal a gosto.


Na batata já espremida junte os demais ingredientes, deixando a farinha por último. Se necessário acrescente mais farinha até que consiga fazer uma bolinha sem grudar nas mãos.
Pegue um pedaço da massa, faça um rolinho e vá cortando no tamanho que desejar. Coloque numa panela grande com água, azeite  e sal, quando ferver acrescente os nhoques. Quando subirem à superfície retire com uma  escumadeira , passe imediatamente na água fria para parar o cozimento e acomode-os num refratário que possa ir ao forno. Jogue o molho da sua preferência por cima dos nhoques e leve ao forno para aquecer. 
Boa sorte e bom apetite.






Nenhum comentário:

Postar um comentário